CONHEÇA UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA
NOSSOS FUNDADORES
Em 2010, na cidade de Brasília, os então estudantes de Medicina: Juracy Barbosa, Flávio Taniguchi e Vinícius Nunes, hoje médicos, fundaram a Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil - AEMED-BR. Envolvidos pela necessidade de discussões sobre o Ato Médico e pela ausência de uma representatividade estudantil, esses três alunos resolveram se mobilizar em busca de suprir essa carência, levando as necessidades dos estudantes aos órgãos realmente responsáveis pelo trabalho que deveria ser feito.
DR. JURACY BARBOSA
DR. FLÁVIO TANIGUCHI
DR. VINÍCIUS NUNES
ONDE TUDO COMEÇOU
Na cidade de Brasília, ainda em 2010, foi realizado o Encontro dos Estudantes de Medicina de Brasília (AMBr) onde foi fundada a primeira federada: Associação dos Estudantes de Medicina de Brasília AEMED-DF. Em 2011, um novo evento foi organizado, dessa vez em São Paulo: o Congresso Brasileiro de Acadêmicos AMB, dando continuidade às discussões e engajamento começados no ano anterior.
Em 2013, o Movimento Revalida tem início, demonstrando mais uma vez a necessidade de luta pelo respeito à formação médica no Brasil. Neste momento, com uma aproximação entre os movimentos médicos sindicais e mobilizações em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Vitória, Porto Alegre, um passo é dado em direção ao trabalho conjunto entre alunos e profissionais por uma carreira médica digna.
E FOMOS CRESCENDO
Em 2013, com a votação dos vetos à Lei do Ato Médico, é demonstrado mais uma vez o distanciamento das lideranças políticas no Congresso Nacional, e a falta de representação estudantil à nível nacional. Mas em 2014, ano eleitoral, a consolidação de parcerias, com entidades médicas, parlamentares médicos e mobilização em mídias sociais trazem perspectiva nova de possibilidades de crescimento e avanço.
No ano seguinte, 2015, a expansão nacional da AEMED-BR, finalmente acontece, com o registro civil da associação e alinhamento estratégico com órgãos de peso, como a ABLAM e IFMSA. A abertura de Associações federadas em diversos Estados brasileiros tem início. E isso é só o começo!
2018
...